Keffiyeh, o lenço palestino

O uso do lenço palestino como tendência fashion remonta ao final da década de 1980 nos Estados Unidos e, anos depois, no Japão. Ele também foi usado por hipsters e, em tempos mais recentes, causou polêmica quando a Urban Outfitters começou a vendê-lo como um acessório antiguerra, acendendo discussões sobre a banalização de algo tão simbólico para alguns povos. Em 2007, o lenço palestino apareceu em desfiles da Balenciaga e, desde então, desencadeou uma mania por lenços em geral, seja no verão, seja no inverno. Não apenas os palestinos, mas os lisos e os de diversas estampas.


Desfile da Balenciaga

A verdade é que o keffiyeh (nome original do lenço palestino) já vem sendo utilizado há bastante tempo por homens do Oriente Médio. Também há indícios bíblicos de que povos judeus vem usando o adereço desde a antiguidade. Além da proteção contra sol, areia e poeira, ele é usado como identificação da origem do seu usuário: o preto e branco é mais usado pelos beduínos e palestinos; o vermelho e branco com um cordão de algodão (agal) pelos jordanianos, somalis e sauditas; o totalmente branco (chamado de ghutrah) é bastante popular nos estados do Golfo Pérsico, no Kuwait e no Bahrein. O keffiyeh já teve sua imagem associada ao movimento nacionalista palestino, ao coronel britânico Lawrence da Arábia (o real e o do cinema) e ao ex-líder palestino Yasser Arafat. Desde antes da Segunda Guerra Mundial, tem amplo uso entre militares de diversos países quando em missões a ambientes áridos, como os do norte africano - sendo mais disseminado nos últimos anos por soldados britânicos no Iraque e no Afeganistão.



Lawrence da Arabia e Yasser Arafat


Em fábricas tradicionais palestinas, é originalmente feito de uma mistura de lã e algodão, para que possa secar rapidamente e manter a cabeça de quem o usa aquecida (a crescente produção chinesa utiliza alguns outros produtos).



Confira as opções de lenços palestinos vendidos aqui no Trouxe na Bagagem e adquira o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário